Os Melhores Cavalos para Cavalgadas e Passeios

Os Melhores Cavalos para Cavalgadas e Passeios
Publicado em: ANDALUZ CAMPOLINA EQUINOCULTURA EQUINOS MANGALARGA MANGALARGA MARCHADOR

Raças de Cavalo para PasseioCavalos para cavalgadas e passeios são muito valorizados hoje em dia. É possível se constatar essa afirmação pela popularização das cavalgadas, evento muito comum nos interiores brasileiros que reúne cavaleiros e amazonas de todas as idades, para um desfile seguido da prática de alguns esportes equestres.

As terras brasileiras que hoje abrigam um rebanho de mais de 8 milhões de cavalos, distribuídos em mais de 12 raças nacionais, só conheceu seus primeiros exemplares equinos, a partir do século XVII. Os nativos brasileiros não conheciam esses animais até serem trazidos pelos portugueses.

Naquele tempo, os equinos eram um bom meio de transporte, graças à sua resistência e comodidade. Além de transportarem pessoas, eram bons com cargas e serviam como força de tração, puxando carros rústicos.

Mas hoje em dia, com tecnologias diversas para o transporte de pessoas e cargas e com os carros a motor, os cavalos são mais valorizados no quesito lazer, esporte e manejo do gado.

Os Cavalos Marchadores na Montaria

Quando se pensa em cavalos para cavalgadas e montaria, não se pode deixar de falar dos marchadores. Os marchadores são cavalos elegantes e muito confortáveis.

As raças de cavalos marchadores foram sendo desenvolvidas ao longo dos séculos por fazendeiros brasileiros que misturaram raças a fim de obter um cavalo ágil e dócil, que fosse ao mesmo tempo resistente e confortável para a montaria.

Os principais marchadores do Brasil são os Campeiros, conhecidos como Marchadores das Araucárias, os equinos da raça Campolina e o famoso Mangalarga Marchador.

Conheça melhor as melhores raças de cavalos para cavalgadas e passeios.

Cavalo Campeiro

Cavalos para CavalgadasOs cavalos Campeiros são conhecidos como Marchadores das Araucárias devido a sua origem nas florestas de pinheiros de Santa Catarina, no sul do Brasil. A origem dessa estirpe, parte das expedições ibéricas que traziam tropas de equinos para o Paraguai.

Ao passar pelas terras catarinenses, alguns animais eram deixados no porto de Santa Catarina e outros simplesmente extraviavam. Quando as primeiras fazendas começaram a surgir naquela região, os cavalos, até então selvagens, foram capturados por fazendeiros e selecionados ao longo dos anos.

Os cavalos Campeiros são fortes e muito elegantes. O andamento em marcha proporciona uma cavalgada tranquila e muito confortável.

Campolina

A raça Campolina também é uma raça de marchadores muito confortáveis. Esses cavalos foram desenvolvidos pelo fazendeiro Cassiano Campolina no século XIX.

A raça totalmente nacional é refletida em cavalos altos, bonitos e resistentes. Os cavalos Campolina são bons para a cavalgada, porque foram criados exatamente com o intuito de dar mais mobilidade e conforto aos soldados do exercito real.

Mangalarga Marchador

O Mangalarga Marchador é muito popular no Brasil. A raça genuinamente brasileira originada no estado de Minas Gerias, possui um andamento suntuoso e é conhecido pelo porte médio, agilidade e qualidade para esportes.

Os cavalos dessa raça são descendentes dos equinos Alter-Real, uma raça lusitana, trazida para o Brasil pelos portugueses. São cavalos comuns em todos os estados brasileiros.

Para Além da Raça: Treinamento e Condicionamento dos Cavalos

Raças Equinas de CavalgadaSim. Raça é importante, pois é desenvolvida exatamente para tal função, neste caso a montaria e os passeios.

Mas existem alguns outros fatores que contam muito na hora de montar a cavalo. Embora as raças acima sejam as mais apropriadas e contadas para tal uso, um cavalo só será bom para a montaria se for forte, dócil e bem treinado.

Cavalos castrados são os mais indicados para cavalgar. Por mais dóceis e tranquilos que sejam os animais, quando estão inteiros podem ser dominados pelo instinto causando acidentes e apresentando comportamento de estresse e inquietação.

Além disso, muitos cavaleiros e amazonas denotam que as éguas são mais resistentes à longas cavalgadas que os machos. Mas tudo depende da saúde e do temperamento desses animais.

Uma Opção de Lazer

Os equinos são grandes companheiros para quem vive a vida no campo. Quem tem contato com esses animais sabe bem da lealdade e de como são dóceis. Além da ajuda no manejo de gado, por exemplo, os esportes e atividades de lazer que esses animais podem proporcionar acabam agregando valor de mercado à esses bichos.

No Brasil, existem muitos haras e locais que proporcionam a prática de atividades equestres. O que também vem popularizando os equinos ainda mais entre jovens e adultos são as manifestações culturais, como a cavalgada e a vaquejada.

Com esse tipo de evento o mercado de equinos tem muito a ganhar. E as pessoas podem contar com mais uma forma de diversão, esporte e lazer.