Pecuária Leiteira No Brasil: Aprimoramento Necessário

Pecuária Leiteira No Brasil: Aprimoramento Necessário
Publicado em: GESTÃO RURAL PECUÁRIA LEITEIRA TECNOLOGIA

Na pecuária leiteira, o gado é criado para a produção de leite. Geralmente, o produto é destinado para a indústria de laticínios. Portanto, a qualidade final dessa produção tem uma ligação direta com a boa gestão da fazenda pecuária. Assim como, o tratamento e a alimentação dos animais.

A Produção De Leite No Brasil

Pecuária de leite no Brasil

A pecuária leiteira do Brasil não é das maiores. Afinal, o ramo sofre com problemas de gestão da fazenda e desenvolvimento em tecnologia. Portanto, a produtividade do país é baixa se comparada a de países vizinhos, como o Uruguai e a Argentina. No países citados, a produção gira em torno de 12 litros de leite por vaca por dia. Enquanto o Brasil tem uma média de 4,5 litros.

Contudo, as cooperativas formadas por pequenos produtores são muito comuns na pecuária leiteira. Por isso, mesmo produzindo pouco, o Brasil tem alguns casos de sucesso na pecuária de leite.

A produção leiteira do Brasil se concentra nos estados do Sudeste. Em especial, no sul de Minas Gerais. O sul de Minas é responsável por 28% do volume leiteiro produzido no país. No entanto, a cadeia produtiva do leite se divide por todas as regiões brasileiras. Atuando como uma atividade geradora de renda, tributos e empregos.

O Problema Da Pecuária Leiteira Brasileira

No Brasil, a pecuária de corte está inserida em um cenário de alto investimento. Contudo, a produção leiteira não é tão desenvolvida. Afinal, falta informação, investimento em melhoramento genético e intensificação do manejo. Ou seja, falta gestão pecuária de qualidade.

Gestão Pecuária Como Solução

Estamos vivendo uma época cheia de mudanças econômicas. Por isso, modelos produtivos mais intensificados e sustentáveis são necessários. Afinal, o mercado está cada vez mais exigente e obriga o produtor a ter estratégias de gestão da fazenda.

Portanto, a cadeia produtiva da pecuária leiteira não se reduz apenas à terra e ao boi. Muito além disso, ela se estende à indústria e ao comércio. Assim, o produtor deve ter em mente a necessidade de adaptação. Porém, adaptar-se ao contexto do setor produtivo moderno é, basicamente, saber fazer a gestão da fazenda.

Mas, o que é um bom gestor da pecuária? Em suma, podemos dizer que é Posto que é um pecuarista capaz de pensar em mudanças e investimentos quando necessários. Além disso, é também um produtor que conhece atuar nas 4 áreas mais importantes da pecuária: produção, intensificação, gestão e mercado.

Melhorias em Gestão na Pecuária Leiteira

Você sabia que metade da produção de leite do Brasil vem da agricultura familiar? Então, por esse motivo, um dos maiores problemas do setor são os erros de gestão da fazenda. Pois, os pequenos produtores enfrentam impasses na hora de estruturar a produção, controlar o espaço produtivo e enviar os excedentes para o comércio.

Nesse cenário, a Fertili tem saídas para ajudar o pequeno e médio proprietário rural. Apesar do foco da Fertili ser em Pecuária de Corte, é possível levar nossos conceitos de gestão pecuária para a produção leiteira. Para saber como, confira nosso treinamento de gestão pecuária aqui.

Boas Práticas Para Pecuária Leiteira

Agora, vamos falar um pouco sobre como melhorar a produção. Aqui, vamos observar que pequenas atitudes fazem grandes diferenças no contexto produtivo. Portanto, se você pretende subir o nível do seu produto, fique atento:

Práticas De Ordenha

A hora da ordenha é a mais importante da pecuária leiteira e merece atenção. Por isso, o produtor de leite deve ter cuidado com a higiene do ambiente e dos peões. Afinal, essa questão é essencial para a prevenção da Mastite. A Mastite Bovina é uma inflamação das glândulas mamárias causada por bactérias e fungos. Além de afetar a saúde do animal, a doença pode causar malefícios na qualidade do leite produzido e no organismo dos seres humanos.

Além disso, é importante se atentar ao horário de ordenha. Pois, esse é um fator importante para a saúde do animal e para a produção de leite. O produtor deve fazer a ordenha o mais cedo possível e criar um padrão que determine uma hora comum diária.

Práticas De Segurança 

Vacas de leite na indústria leiteira

O bom gestor rural sabe da importância em cuidar da segurança de cada trabalhador da sua fazenda. Por isso, o uso de equipamentos de proteção individual é essencial. Ademais, também é necessário treinar a equipe para:

  • práticas de ordenha;
  • armazenamento de medicamentos;
  • manuseio de produtos químicos
  • manutenção de ferramentas;
  • calibragem de máquinas.

Tudo isso criará um ambiente de trabalho seguro evita acidentes. Além disso, também diminui custos extras e desfalque de mão-de-obra.

Sobre A Alimentação Das Vacas

A escolha do alimento do rebanho influencia na qualidade do leite. Este é um conhecimento básico. Porém, o que pode fugir do controle do gestor rural é como armazenar a comida. Portanto, armazenar bem o alimento evita pragas que adoecem os animais e diminuem a qualidade do leite.

Tecnologia Para Pecuária Leiteira

Em suma, a tecnologia pecuária ajuda a:

  • reduzir custos
  • aquecer a produção
  • controlar os índices de manejo;
  • controlar a produção.

Diante disso, vemos que a tecnologia é essencial para a pecuária atual. Sem ela, não é possível ser competitivo. Portanto, aprimorar a gestão é preciso. Para tanto, crie um modelo de produção mais controlado. Isso será possível medindo e analisando índices zootécnicos.

Além disso, é importante usar maquinários que otimizam processos. Porém, primeiro pense em como melhorar a gestão da fazenda com uma tecnologia mais acessível: aplicativos de gestão pecuária.

Aplicativos De Gestão Na Pecuária Leiteira

Os aplicativos de gestão pecuária são uma estratégia para melhorar a gestão da sua fazenda de leite. Porém, como um mero aplicativo faz isso?

É simples! Com informação atrelada a serviço. Atualmente, a gestão da fazenda pecuária não pode mais se limitar a papelada e planilhas. Afinal, é preciso agilizar processos. Com um aplicativo de gestão é possível:

  • Monitorar o gado e o pasto;
  • Ter relatórios de produção leiteira;
  • Fazer relatórios de forma automática.

Para continuar por dentro das novidades tecnológicas, continue nos acompanhando aqui no Blog da Pecuária e nas nossas redes sociais.