A Pecuária Leiteira No Brasil: Aprimoramento Necessário

Aprimoramentos necessários na produção de leite
Publicado em: Agricultura Familiar , Agronegócio , Agropecuária , Bovinocultura , Bovinos , Confinamento de Gado , Fazenda , Gado de Leite , Gestão Rural , Melhoramento Genético , Pecuária Leiteira , Saúde Bovina , Sítio , Vaca ,

Na pecuária leiteira o gado é criado para a produção de leite. Em geral, este produto é destinado para a indústria de laticínios e a sua qualidade tem uma ligação direta com a boa gestão do negócio, com o tratamento e a alimentação dos animais.

A Produção De Leite No Brasil

A produção leiteira no BrasilEnfrentando problemas de gestão, o mercado brasileiro de criação de animais para a produção de leite não é um dos maiores. A produtividade do país é baixa se comparada a de países vizinhos, como o Uruguai e a Argentina. Essas nações produzem cerca de 12 litros de leite por vaca por dia, enquanto o Brasil tem uma média de 4,5 litros.

Com um setor marcado por cooperativas formadas por pequenos produtores, embora abaixo da média dos outros países, o Brasil conta com bons exemplos na pecuária de leite. Nossa produção se concentra nos estados do Sudeste, enfatizando o sul de Minas Gerais: responsável por 28% do volume leiteiro produzido no país. No entanto, a cadeia produtiva do leite pode ser encontrada, mesmo que em diferentes aspectos, em todas as regiões brasileiras, atuando como uma atividade geradora de renda, tributos e empregos.

A Problemática Da Pecuária Leiteira Brasileira

Enquanto a pecuária de corte está inserida em um cenário de alto investimento, não temos práticas diretas que implementem e impulsionem o setor pecuário de leite nacional. Falta informação,  investimento em melhoramento genético e otimização do manejo: falta gestão de qualidade.

A Gestão Como Solução Para O Setor

O século XXI é caracterizado por mudanças econômicas que determinam modelos produtivos. O mercado se torna cada vez mais exigente e obriga o produtor a adotar estratégias para se adequar às novas demandas do setor agropecuário. A cadeia produtiva, portanto, não se reduz mais à terra e ao animal, mas se estende à indústria e aos caminhos do comércio. Para resistir, o produtor deve ter em mente a necessidade de adaptação. Se adaptar ao contexto do setor produtivo rural é saber gerir. Posto que, um bom gestor sabe aplicar mudanças e investimentos quando necessários. Nesse sentido, toda a questão de geração de renda, de aquecimento produtivo e de destaque econômico depende do aprimoramento de gestão.

Aprimoramento De Gestão Na Pecuária Leiteira

Metade da produção nacional de leite vem da agricultura familiar. Esse setor é marcado por conhecidas dificuldades na gestão de propriedade e de ciclo do negócio. Os pequenos produtores enfrentam impasses na hora de estruturar a produção, controlar o espaço produtivo e direcionar os excedentes para a comercialização. Pensando em ajudar o pequeno e médio proprietário rural e em somar forças aos agropecuaristas que já se arriscam na produtividade em larga escala, a Fertili traz medidas essenciais para você que saiu na frente, que está ciente da necessidade de adaptação e deseja aprimorar a sua gestão.

As Boas Práticas Produtivas 

A ordenha na pecuária leiteiraEsse primeiro ponto envolve a gestão de contato, as pequenas atitudes que, no contexto produtivo, fazem a grande diferença. Se você pretende subir o nível do seu produto e ganhar pontos em qualidade, fique atento às seguintes práticas:

Práticas De Ordenha

Manual ou mecânica, a hora da ordenha é um dos momentos mais importantes da produção leiteira e merece atenção. O produtor de leite deve ter cuidado com a higiene das pessoas que manejam o rebanho e com a higiene do ambiente. Essa questão é essencial para a prevenção da Mastite. A mastite bovina é uma inflamação das glândulas mamárias causada por bactérias e fungos. Além de afetar a saúde do animal, a doença pode causar malefícios na qualidade do leite produzido e no organismo dos seres humanos.

Horário de ordenha também é um fator importante para a saúde do animal e para a produção de leite. O agropecuarista deve fazer a ordenha o mais cedo possível e criar um padrão que determine uma hora comum diária.

Práticas De Segurança 

O bom gestor rural sabe da importância em cuidar da segurança de cada trabalhador da sua fazenda. O uso de equipamentos de proteção individual e o treinamento para as práticas de ordenha, de armazenamento de medicamentos, de produtos químicos, de manutenção e calibragem de máquinas são essenciaisCriar um ambiente de trabalho seguro evita acidentes, custos extras, desfalque de mão-de-obra, e garante uma produção harmoniosa e saudável.

Práticas Na Alimentação Dos Animais

A escolha do alimento do rebanho influencia na qualidade do leite. Este é um conhecimento básico. Porém, o que pode fugir do controle do gestor rural é o armazenamento desse alimento. O armazenamento incorreto pode ocasionar o aparecimento de pragas que adoecem os animais e diminuem a qualidade do leite.

A Mão-De-Obra Tecnológica 

Redução de custos, aquecimento produtivo e controle sobre o ciclo. Esses três pontos podem ser garantidos abrindo uma única porta: a da tecnologia. Diante do cenário econômico exigente, aprimorar a gestão é criar um modelo de produção o mais moderno possível. A introdução de maquinários que otimizam processos está incluída nessa afirmativa. No entanto, a Fertili quer falar de uma tecnologia mais acessível, a tecnologia dos aplicativos de gestão online. Esta auxilia diretamente no ponto das boas práticas produtivas e funciona como mão-de-obra adicional.

Gestão online na pecuária leiteiraAplicativos De Gestão Online: Entenda As Vantagens.

Os aplicativos de gestão online se configuram como uma estratégia para tornar o seu negócio leiteiro mais competitivo. De que forma? Com informação atrelada a serviço. Optar pela gestão online, confere ao produtor informações sobre preço de produtos/animais, o que é essencial para o planejamento de compra e venda. Além disso, ele também terá a possibilidade de vender e comprar pelo próprio app. E todo o gasto ainda ficará registrado para posteriores acessos! Não bastando a redução dessas etapas a uma única ferramenta (o aplicativo), o produtor ainda tem como vantagem informações práticas da produção. Dados sobre a alimentação e a saúde do seu rebanho são exemplos disso. Horários de ordenha, informações referentes a medicamentos, exames e à saída/entrada de alimentos também são fornecidos. O aprimoramento da gestão rural através do uso de aplicativos é o modelo de modernização mais acessível para o pecuarista leiteiro.