O Que é Pecuária Moderna?

O Que é Pecuária Moderna?
Publicado em: GESTÃO PECUÁRIA TECNOLOGIA INTENSIFICAÇÃO

Hoje, existe uma diferença simples entre a pecuária tradicional e a pecuária moderna: a produtividade. Por exemplo, na pecuária tradicional, o gado é criado solto e o manejo de sanidade animal e a qualidade do pasto são bem ocasionais. Por outro lado, na pecuária moderna, cada ação direcionada para o rebanho é pensada para aumentar a produtividade. Portanto, o pecuarista faz planos de ação para manejar o gado da forma mais eficiente.

Como Fazer Pecuária Profissional?

Aplicativo do monitoramento de rebanho

De certa forma, a pecuária profissional já é uma realidade no Brasil. Por isso, pequenos e grandes pecuaristas já buscam formas da fazer pecuária moderna. Ou seja, pecuária mais eficiente. Contudo, para isso eles precisa de ferramentas para intensificar a produção das fazendas. Sejam elas fazendas de cria ou de recria e engorda.

Portanto, é impossível falar em produtividade na pecuária sem falar da intensificação da fazenda. Por exemplo, intensificar a cadeia produtiva de uma fazenda de corte é ter formas mais simples e estratégicas para produzir mais.

Falamos mais sobre a intensificação da pecuária no treinamento gratuito de gestão pecuária.

Produza Mais Por Hectare

Não é surpresa. O Brasil é extenso em áreas agricultáveis. Isto é, as terras brasileiras são boas para a produção de alimentos e pastos para criação de rebanhos bovinos, equinos, caprinos e ovinos.

No entanto, dados confirmam que boa parte de áreas favoráveis para a formação de pastagem está degradada. São hectares danificados por causa do mau uso da terra e falta de manutenção. Essas áreas só passarão a produzir de forma adequada após investimentos em técnicas de recuperação.

Nesse sentido, alguns cuidados são necessários. Tanto para que a terra saudável não se degrade quanto para que, no caso de situações de desgaste do solo, atitudes corretas e eficientes sejam tomadas.

Organize Sua Mão De Obra

Muitas vezes, o pecuarista se perde na hora de contratar os peões. Os erros podem ocorrer por falhas de gerenciamento ou mesmo razões culturais. Estudos recentes indicam que é fácil encontrar fazendas pecuárias em que o gasto com mão de obra passa dos 40% de todo o custo de produção.

Entretanto, os mesmos estudos apontam saídas para que esse número seja reduzido em até 20%. Afinal, com gestão pecuária e boa divisão de tarefas é possível poupar e manter a produtividade. Por exemplo, o pecuarista precisa adaptar a quantidade de trabalhadores ao tamanho da fazenda pecuária. Algumas fazendas de grande porte, por exemplo, necessitam de mais ou menos funcionários a depender do estágio do ciclo pecuário.

Assim sendo, existem variações no corpo de funcionários entre a época de plantar e adubar o pasto e a época da reprodução dos bovinos, por exemplo. Estar atento a essas diferenças e contratar os peões adequados a cada época fará grande diferença na hora de entender gastos e lucros.

Principais Formas Fazer Pecuária Moderna

Pecuária moderna no Brasil

  • Monitore seu rebanho com tecnologia A Fertili defende que a pecuária necessita de precisão de dados. Por isso, monitorar o gado é muito importante. Desse modo, brincos eletrônicos para gado, são itens essências nas fazendas modernas.
  • Adeque o quadro de peões para a época A depender do da fase do rebanho, a fazenda depende de mais ou menos funcionários. Contratar diaristas pode ser uma boa saída na hora de economizar com mão de obra, mantendo a produtividade em alta.
  • Use um aplicativo de gestão pecuária Um bom aplicativo de gestão de fazenda permite que o pecuarista tenha mais controle sobre áreas e gado. Por outro lado, o Fertili 360 dá ao pecuarista dados precisos do manejo, sendo um super software de gestão pecuária.
  • Compre e venda seus animais com estratégia Falamos sobre estratégias de compra e venda de gado na Metodologia 360, aula 4. Tenha acesso grátis ao curso, clicando aqui.

Precisão de dados é o que torna a pecuária moderna

Por fim, vale dizer que a pecuária precisa de dados corretos para ser moderna. É bom que o pecuarista consiga medir o GMD (ganho médio diário), a taxa de prenhez e de desmame e outros índices. Afinal, essas métricas são os principais indicadores de prejuízo ou lucro.

Entretanto, apenas com um meio digital eficiente isso será possível. Por isso, é hora de mudar.