A importância da precisão de dados na pecuária

A importância da precisão de dados na pecuária
Publicado em: PECUÁRIA DE CORTE METODOLOGIA 360 GESTÃO

Afinal, se antes a importância de capturar e analisar dados era restrita às áreas tecnológicas e financeiras, isso já mudou. A analise de dados promove a interpretação concreta da realidade, e isso é algo que o pecuarista já não pode ignorar.

Sem precisão de dados não há pecuária de precisão. Em outras palavras, sem precisão de dados, o pecuarista produz a carne no escuro, cai em situações delicadas sem saber o porquê e perde dinheiro por motivos banais. 

Por isso, esse artigo é muito importante para você que está aprendendo sobre a Metodologia 360 e está em busca de se tornar um Gestor 360. Continue a leitura para dar mais esse passo rumo à transformação!

A precisão de dados na pecuária brasileira

Em primeiro lugar, vamos fazer um resumo da situação da pecuária nacional em relação à implementação da precisão de dados na fazenda. 

Tendo como premissa a ideia simples de que sua fazenda de gado de corte é uma fábrica de produção de carne, é inadmissível pensar, por exemplo, que você não saiba quanta carne a sua “fábrica” produziu em um ciclo. Não é mesmo?

Porém, a verdade é que a maioria dos produtores não tem nem balança na fazenda. Dá para entender a gravidade da situação?

Precisão de dados na pecuáriaNão é raro encontrar propriedades com rebanhos grandes e excelente estrutura física na fazenda, mas que não fazem o fechamento correto do estoque, por exemplo. Também é comum ver fazendas de cria, recria e engorda que ainda utilizam meios rudimentares para monitorar índices essenciais para a produção. Como, a taxa de desfrute, GMD, GMDG, desembolso/cabeça/mês, taxa de prenhez e outros. 

O que podemos perceber é que enquanto a agricultura se especializou, passando a produzir mais e saber exatamente quanto produziu, a pecuária se manteve em níveis preocupantes de falta de especialização em gestão da produção e dos manejos.

Uma definição técnica da pecuária de precisão

A pecuária de precisão é um conceito que nós da Fertili queremos trazer cada vez mais para o centro da discussão sobre produção de carne no Brasil

Antes, muito se falava em intensificação da pecuária e pecuária 4.0. Porém, quando falamos em pecuária de precisão, estamos entre esses dois conceitos.

A intensificação da pecuária de corte diz respeito a estruturar a fazenda para produzir mais com menos. Por outro lado, a pecuária 4.0 diz respeito a um vasto investimento em maquinário de última geração para diminuir gradativamente a mão de obra humana nos manejos do gado. 

Porém, quando falamos de precisão de dados, entramos em outra seara.

Os dados na gestão da pecuária de corte

Fazer a gestão da pecuária de corte é controlar os índices da produção.

Se falamos de uma fazenda de cria, cujo objetivo é produzir bezerros saudáveis, os índices mais importantes são:

  • Taxa de prenhez
  • Taxa nascimento
  • Idade de desmame
  • Peso ao desmame
  • Bezerros desmamados por vaca, entre outros.

O produtor de bezerros que faz a boa gestão da propriedade, calcula, controla e toma as decisões da fazenda de cria com base nesses índices.

Dados para gestão da pecuária

Já em uma fazenda de recria e engorda, é inadmissível que o pecuarista fique aquém à índices como:

  • GMD
  • Custo por @ produzida
  • Desembolso cabeça/mês
  • Taxa de desfrute, e outros.

Assim, quando se fala em precisão de dados para a pecuária de corte, é impossível não falar da gestão da pecuária.

Afinal, fazer a boa gestão da pecuária de corte é controlar a propriedade, perceber se a fazenda está com o nível produtivo satisfatório e administrar as decisões mais importantes, lidando com uma realidade concreta. Contudo, sem coleta e armazenamento de dados precisos sobre a produção e os manejos isso jamais será possível.

As ferramentas e métodos de coleta de dados da pecuária brasileira

Estamos aqui falando da precisão de dados na pecuária e você pode pensar: “certo, mas como vou coletar e calcular todos esses dados dentro da fazenda?”. Afinal, os softwares de gestão precários, as planilhas Excel dependem de especialistas e são complicadas e as anotações no velho caderninho se perdem no tempo. 

Muito bem! Estamos de acordo com tudo isso. Pois a verdade é que a pecuária de corte do mundo todo é extremamente carente em relação à medição e controle dos índices produtivos.

Como já citamos, não é novidade que muitas fazendas do Brasil produzem às cegas, sem balança, sem identificação animal. Isso virou a regra.

Ou seja, o setor pecuário como um todo sofre com uma carência de coleta de dados. A partir daí surgiram outros problemas como: pouco gerenciamento de informações; falta de automação de tarefas; baixo monitoramento e controle; menos agilidade nas tomadas de decisão.

Por isso, criamos o Fertili 360, que conta com um aplicativo móvel de coleta de informação: o 360 de Bolso. Porque os softwares de gestão pecuária que já existiam não eram eficientes em coletar os dados na hora do manejo.

Por outro lado, os pecuaristas brasileiros que criam gado de corte ainda relutam em implementar a identificação eletrônica do rebanho. Apesar do investimento alto, o retorno também é grande. Uma vez que a identificação eletrônica do gado de corte em conjunção com o Fertili 360 promove 100% de precisão de dados na pecuária. Isso já foi testado e comprovado.

Controlar os índices produtivos transforma a sua fazenda

O pecuarista que consegue ver a produção em números e passa a controlar os índices produtivos, eleva o nível da fazenda. A partir da precisão de dados, uma mudança significativa a partir do momento em que as ações dentro das propriedades passam a ter maior precisão e não são realizadas mais apenas com a percepção subjetiva do produtor – que, muitas vezes, pode estar errada e levar a prejuízos desnecessários.

Qual a importância da pecuária de precisão?

Você ainda não se certificou que a precisão de dados na pecuária é importante? Confira a seguir os principais motivos pelos quais você deveria adotá-la o quanto antes.

Impede que você continue produzindo às cegas

A precisão de dados na pecuária oferece, em primeiro lugar, um norte importante se a fazenda está produzindo de forma correta. 

Por exemplo, com o acompanhamento e monitoramento constante sobre a engorda dos animais é possível compreender se a conversão alimentar do gado está dentro do esperado. Caso indique que não está, é possível aplicar melhorias no pasto e/ou na suplementação.

Pecuária de precisão

Afinal, um sistema automatizado de precisão de dados na pecuária de corte tem como objetivo principal analisar como está o processo de engorda. 

Contudo, é importante que esses relatórios sejam claros e disponibilizados com tempo hábil. Afinal, caso indique algum índice abaixo do satisfatório, o pecuarista poderá intervir há tempo. 

Permite que você consiga identificar com precisão onde está o erro

Identificar os pontos fracos da produção pecuária é essencial para o sucesso produtivo. 

Isso é uma máxima da pecuária, podemos tomar como exemplo o descarte de vacas e outras práticas que priorizam os animais com melhor desempenho. 

Porém, além de precisar identificar os erros, é importante que eles sejam percebidos o mais rápido possível. Quer ver um exemplo? Quando há uma doença comprometendo a engorda do gado, muitas vezes é comum que o produtor fique sem entender de onde está vindo a perda de peso. 

Até descobrir que é alguma doença específica, o gado já morreu. Entretanto, com monitoramento constante é possível identificar qualquer problema sanitário mais rapidamente. Afinal, eles são excelentes em ajudar a descartar hipóteses improváveis da causa do problema.

Assim, por meio da precisão de dados é possível identificar se erro principal está relacionado com correção na alimentação, necessidade de trazer insumos e suplementos diferentes, entre uma série de outros pontos. 

Maior previsibilidade para médio e longo prazo

Você consegue ter precisão sobre os resultados e necessidades futuras de médio e longo prazo em sua propriedade pecuária? 

Com a precisão de dados na pecuária é possível ter uma aproximação mais segura e precisa sobre estimativas de médio e longo prazo. Com isso, a possibilidade de fazer análises mais precisas do fim de cada ciclo produtivo.

Isso é fundamental tanto para o planejamento interno da propriedade quanto para também oferecer datas mais precisas para seus potenciais clientes.

Sabemos que o tempo é um fator importante para a produção pecuária. O pecuarista precisa administrá-lo bem. 

Gerenciar bem o tempo é necessário em todas as áreas do ciclo pecuário. É importante fazer com que os processos se organizem e aconteçam em um tempo determinado. Para isso, é fundamental um calendário de manejos sanitários. 

Com um calendário de manejos o produtor poderá se organizar sobre estação de monta, vacinação, vermifugação e outras coisas importantes. 

Mas não é só isso. Na pecuária de precisão, o produtor poderá ter mais controle do ciclo pecuário. Afinal, estará percebendo a velocidade em que os animais estão ganhando peso ou emprenhando e tudo mais. 

Automatização de tarefas

Muitas ações dentro das propriedades de corte do Brasil tomam muito tempo do que o necessário e poderiam ser feitas de forma automatizada. Um exemplo claro disso foi apurado por nós, na Fazenda Tambatajá, que fica no Mato Grosso. Antes eram necessários dias para fazer o fechamento do estoque da fazenda, que por muitos anos ainda era finalizado com erros.

Hoje, com o brinco de identificação eletrônica, bastão de leitura, balança e o Fertili 360, o estoque foi fechado em uma hora, com 100% de precisão de dados de pesagem.

Essa automatização diminui o estresse do gado drasticamente e alivia uma tarefa árdua para toda a equipe.

Modernização de processos internos

O futuro da pecuária de corte é sobre dados. Não adianta fingirmos que essa já não é a nossa realidade, pois ela se impõe. 

Por isso, é tão importante que comecemos a trilhar esse caminho o quanto antes. Implementar ferramentas de identificação animal e gestão digital da pecuária é de primeira importância para quem quer dados precisos.

Precisão de dados na pecuária e identificação animal

Com mais informações individuais sobre o gado é possível melhorar a qualidade da carcaça, mas principalmente entender duas coisas:

  • O potencial da minha propriedade está sendo alcançado?
  • Estou perdendo dinheiro e deixando de ganhar?

Para nós, esses são dois fatores que devem ser fundamentais para o pecuarista que quer competir minimamente no mercado da produção de carne.

Esses processos integrados podem potencializar ainda mais os resultados da sua propriedade e, assim, garantir uma produção mais eficiente, com menos prejuízos e, consequentemente, maior rentabilidade. 

Precisão de dados na pecuária também é sobre a mentalidade do gestor

A precisão de dados na pecuária é fundamental. Principalmente, para garantir que os processos de gestão sejam mais eficientes. 

Ter um software de gestão comum não vai solucionar o seu problema. O negócio transformar o pecuarista em empresário e estruturar a fazenda. Se a sua mentalidade enquanto pecuarista não mudar, a precisão de dados na pecuária de corte não irá acontecer. 

O investimento que vale a pena

Investir em identificação eletrônica do gado e aderir a um aplicativo de gestão da pecuária que seja apto a fazer a captura de dados sem sobrecarregar a sua equipe é uma das saídas mais eficientes para ter uma fazenda competitiva.

Por isso, se você ainda não adota soluções que auxiliem neste processo é fundamental que comece o quanto antes, para evitar falhas, atraso tecnológico e prejuízos a longo prazo.

Para isso, conte com a Fertili. Nosso aplicativo pecuário de gestão auxilia em um processo de pecuária inteligente, e tem como objetivo levar dados 100% precisos para a sua produção.