Pecuária Extensiva E Pecuária Intensiva: Entenda.

pecuaria extensiva de corte e leiteira
Publicado em: Agronegócio , Bode , Boi , Bovinos , Cabra , Caprinos , Carneiro , Cavalo , Confinamento de Gado , Égua , Equinos , Fazenda , Gado de Corte , Gado de Leite , Gestão Rural , Haras , Inseminação Artificial , Ovelha , Vaca ,

Atividade econômica responsável pela criação e reprodução de rebanho para fins econômicos, a pecuária pode ser dividida quanto ao nível tecnológico aplicado na produção. Portanto, esse setor é classificado em: pecuária extensiva, pecuária intensiva e pecuária semi-extensiva.

Anunciar animais sem pagar nada

Anunciar animais no Fertili Mercado

A Pecuária Extensiva

Aplicação da pecuária extensiva

Trata-se da criação de animais a pasto, com baixo investimento e podendo ocupar tanto grandes latifúndios quanto áreas familiares menores. O rebanho é criado solto, com mais liberdade e costuma ser ideal para o pecuarista, cuja produção está focada no “gado de corte”. O gado de corte, por sua vez, é a criação do rebanho destinado para o abate. E, justamente por necessitar de mais espaço e liberdade, este tipo produtivo se encaixa perfeitamente na pecuária extensiva.

No Brasil, essa categoria responde por grande parte de toda a atividade agropecuária realizada.

Mas Não Se Engane!

A pecuária extensiva é mais econômica por não necessitar de grandes  investimentos. Contudo, mesmo que pouco, este tipo produtivo também exige alguns cuidados importantes. Tais como o investimento em suplementação mineral, pois as forragens que revestem o campo não garantem sozinhas todos os minerais necessários para a nutrição animal.

Gado De Leite Extensivo

A Pecuária Extensiva também funciona para o gado leiteiro. No entanto, diferentemente do Gado de Corte, essa produção exige cuidados mais criteriosos e específicos. A alimentação do gado de leite está ligada diretamente à sua produção. Sendo assim, as raças devem ser alimentadas com rações especiais.

A Pecuária Intensiva

Criação intensiva de equinos

O cultivo animal é feito em confinamento e é marcado pela adoção de procedimentos tecnológicos: como o melhoramento genético e a inseminação artificial. A pecuária intensiva é considerada como a mais moderna e exige maiores investimentos. No entanto, embora os custos produtivos sejam mais elevados, a produtividade é aumentada sem que seja necessária a ocupação de grandes espaços.

A Pecuária Semi-Extensiva

Seguindo a tendência de flexibilização de setor agropecuário, a pecuária semi-extensiva é uma mistura da extensiva com a intensiva. Sem um padrão de atuação. A produção costuma ser caracterizada pela criação do rebanho à solta, mas com alguns cuidados quanto à seleção e ao aprimoramento dos animais.

Anunciar animais online sem pagar nada

Anunciar grátis no Fertili Mercado

A Fertili Em Todas As Categorias!

Embora a pecuária esteja dividida em categorias definidas com base no nível tecnológico aplicado, é importante ressaltar: não existe produção com Tecnologia Zero! E, para resistir às demandas do século, tanto o grande quanto o pequeno pecuarista devem repensar o seu negócio. É nesse sentido que a Fertili entra como a solução flexível à qualquer forma de atuação. Nossa empresa garante um serviço online que se adequa ao seu ciclo produtivo. Seja no manejo do gado de corte: disponibilizando uma função que controla todo o investimento em suplementação mineral do rebanho. Ou, na ponta do grande negócio, facilitando o processo de venda do seu rebanho: leilões online e mercado desejado.

A Fertili acredita que antes do crescimento, é necessário para o pecuarista se informar sobre o seu próprio tipo de negócio. Saber sobre que solo pisa a sua produção. Por isso, nossa empresa traz um aplicativo de gerenciamento de rebanho online que é mão-de-obra moderna e informação privilegiada. Desta forma, não oferecemos apenas a ferramenta, mas a melhor forma de utilizá-la. Não só isso, a Fertili também estará com você na hora de renovar ou crescer a criação através de uma plataforma de compra e venda de animais online.

Pense moderno, esteja à frente e amplie o seu agronegócio. Escolha Fertili!