Reprodução Bovina: Informações Básicas e Cenário Nacional

Reprodução Bovina: Informações Básicas e Cenário Nacional
Publicado em: AGRICULTURA FAMILIAR AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA BOI BOVINOCULTURA BOVINOS CONFINAMENTO DE GADO FAZENDA GADO DE CORTE GADO DE LEITE GESTÃO RURAL INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL MELHORAMENTO GENÉTICO PECUÁRIA LEITEIRA REPRODUÇÃO BOVINA

Na pecuária, a reprodução é a multiplicação da espécie como garantia de permanência da produção. Toda a produtividade, seja na criação do gado de corte ou leiteiro, tem início na eficiência reprodutiva. Os bovinos apresentam um ciclo reprodutivo longo, com um descendente a cada parto. A reprodução bovina pode ocorrer por três processos: monta natural, monta controlada ou inseminação artificial.

Processos De Reprodução Bovina

Monta Natural

Monta NaturalA monta natural acontece quando o macho e a fêmea realizam a cópula sem interferência humana, em liberdade. Esse método de reprodução bovina é vantajoso por economizar mão-de-obra e possibilitar o melhor aproveitamento dos cios. No entanto, a monta natural dificulta o controle do ciclo reprodutivo e favorece a transmissão de doenças da reprodução. Dentre estas, destacam-se a triconomose e a campilobacteriose.

Monta Natural Controlada

Nesse processo há a interferência humana, mas o acasalamento se dá de forma natural. O diferencial da monta natural controlada é que a reprodução bovina é programada. O macho é mantido separado do rebanho e a fêmea no cio é levada até ele.  Esse método possibilita o maior controle da reprodução, maior aproveitamento dos touros, mas requer maior investimento em mão-de-obra e instalações.

Inseminação Artificial

Esse método é caracterizado pela total interferência das mãos humanas, que colocam o sêmen no útero da vaca no cio para que ocorra a fecundação. A reprodução bovina através da inseminação exige maiores cuidados: saúde animal e higiene ao longo do processo reprodutivo são essenciais para a eficiência da reprodução.

Nesse sentido, mão-de-obra habilitada, assistência técnica especializada e equipamentos específicos são necessários, gerando maiores gastos.

O maior investimento exigido pelo método da Inseminação Artificial é compensado por vantagens quanto a produtividade, controle e qualidade do rebanho. O uso de sêmen de touros provados, a prevenção de doenças transmitidas pelo touro na monta natural, o cruzamento de raças diferentes e o registro das atividades reprodutivas são algumas vantagens adquiridas pelo produtor que adota esse processo na sua produção.

Cenário Da Reprodução No Gado Leiteiro

Bezerro Recém NascidoOs índices de desempenho da Pecuária de Leite no Brasil são inferiores se comparados aos de alguns países vizinhos. Isso se dá devido a gestão rural ainda despreparada. Nossos produtores deixam passar alguns fatores que comprometem a reprodução animal. São aspectos que prejudicam a manifestação do cio e parto, prejudicando, posteriormente, a saúde animal e a qualidade do leite.

O manejo imprudente que resulta em carências ou excessos de minerais e vitaminas é um exemplo disso. Para o melhoramento do desempenho da Pecuária Leiteira nacional, os cuidados com a reprodução devem ser pensados.

Uma alta rentabilidade mantem ligação direta com uma alta eficiência reprodutiva. Esta, por sua vez, depende de criação e métodos adequados. Analisar as condições estruturais da sua propriedade, o potencial de investimento do seu negócio e escolher o melhor método produtivo mantendo a saúde do animal.

Fique Atento!

Na hora de pensar a reprodução do gado de leite, algumas atitudes são fundamentais. Dentre elas: buscar a idade adequada para o primeiro parto da vaca, que deve ser quando mais jovem o possível. Normalmente, entre os 24 e 30 meses de idade. No entanto, de nada adiantará a fecundação em um vaca jovem se o que fora investido para o desenvolvimento rápido do animal não o tiver garantido a nutrição necessária. Nesse caso, os gastos não serão compensados.

Atenção: As vacas leiteiras devem ser cobertas ou inseminadas no primeiro cio, a partir de 45 dias após o parto.

Vacas gestantes também exigem cuidados. No terço final da gestação, o feto tem maior desenvolvimento e exigem mais da mãe.  Portanto, é importante que o animal seja mantido em um ambiente tranquilo e com alimentação de qualidade.

Cenário Da Reprodução Do Gado De Corte

A Pecuária de Corte é um setor influente na economia brasileira. Caracterizado por altos investimentos em melhoramento genético, em tecnologias para a otimização do ciclo produtivo e por produzir uma carne que se destaca no mercado internacional, tem seu desenvolvimento justificado, entre outros fatores, na eficiência reprodutiva.

Fique Atento!

O alto desempenho da Pecuária de Corte nacional se deve a uma gestão que soube adotar técnicas de manejo reprodutivo. Estas técnicas são baseadas no controle sobre o rebanho, no produtor super informado sobre a sua própria propriedade.

Para isto, a produção de bezerros nascidos vivos, a produção de bezerros desmamados, os intervalos entre partos, a definição da estação de monta, a detecção de cio, o controle sanitário do rebanho e a determinação da idade de desmama são medidos e registrados.

Uma vez com as informações organizadas, o produtor tem o controle da sua produção e pode fazer um balanceamento que o permite constatar qual o melhor e mais economicamente viável método reprodutivo para ser adotado no seu negócio.