Calcular o Preço da Arroba Bovina É Fundamental Para Lucrar Mais

Calcular o Preço da Arroba Bovina É Fundamental Para Lucrar Mais
Publicado em: AGRONEGÓCIO AGROPECUÁRIA BOI BOI A TERMO BOVINOCULTURA BOVINOS GADO DE CORTE GADO DE LEITE GESTÃO RURAL PECUÁRIA DE CORTE PECUÁRIA LEITEIRA

A Medida em Arroba

arroba do gado vivoA arroba é uma unidade de medida de origem árabe que corresponde à quarta parte do quintal (aprox. 60kg). Ou seja, uma arroba equivale à 15 quilos. Embora seja um valor simples, muitos pecuaristas ainda se confundem na hora de calcular a arroba bovina, mas por que isso acontece? A Fertili explica!

A confusão é gerada pela falta de um conhecimento claro sobre a diferença entre o peso dos animais vivos e o peso da carcaça. Para esclarecer de uma vez por todas as dúvidas sobre essa diferença e para não errar na hora de fazer o cálculo, continue conosco nessa leitura!

A Diferença entre os Pesos Bovinos

O Peso Vivo ou Bruto trata-se do peso evidenciado pela balança. Equivale ao peso total do animal vivo e é geralmente apresentado em quilogramas.

Já a Carcaça ou Peso Morto representa somente o peso da carne com o osso, dispensando sebo, couro, patas, cabeça e entranhas. Normalmente, quando falamos em arroba bovina, estamos nos referindo à carcaça, que costuma equivaler por volta de 50% a 55% do peso total do animal.

Para calcular a quantidade de arrobas da carcaça, dividimos o peso vivo por 30. Este número já considera a quantidade da arroba (15 kg) e o rendimento da carcaça(cerca de 50%).

Ainda confuso? 

Vamos ao exemplo: um boi de 300 kg de peso vivo tem 10@. E por quê? Porque mesmo com o animal vivo, quando falamos em arrobas bovinas estamos considerando o peso que será obtido com o rendimento da carcaça. Ou seja, nada de dividir 300 por 15 (só se você estiver falando de 300 kg de carcaça e não de um animal de 300 kg).

Se ainda assim você tiver dificuldades para fazer o cálculo, utilize a seguinte fórmula:

Peso em @ = (Peso Vivo x Rendimento da Carcaça em %) / 15

Pode não parecer, mas essa fórmula representa o mesmo sentido do exemplo. No final das contas, o cálculo da arroba bovina vai ficando mais claro com a prática pecuária.

Fatores que Influenciam o Preço da Arroba Bovina

influenciadores do preço da arroba bovinaPara o produtor de bovinos, estar informado sobre o mercado pecuário é uma questão de fazer ou não negócio. Por isso, é importante saber os fatores que podem influenciar o valor da arroba bovina.

Intimamente ligados à variáveis econômicas, cenário político e demais questões estruturais que, embora pouco controláveis, são de grande importância para o entendimento do pecuarista, estes fatores são:

Economia

A questão econômica pode ser explicada pela próprio cenário atual. Em períodos de crise, as famílias perdem poder aquisitivo, ficam com a renda disponível reduzida e, por isso, tendem a tomar medidas que diminuam o valor gasto na cesta básica. Uma dessas medidas costuma ser a retirada ou a diminuição da compra de carne.

Em larga escala, isso pode provocar uma queda drástica na demanda e, por consequência, uma queda no preço da arroba bovina.

Política Cambial

A oscilação da moeda é um componente determinante em qualquer economia. Afinal, trata-se da base de troca das negociações. Mas a pecuária merece aqui o seu destaque. Por ser um setor, cujo número de exportações é altamente expressivo, a pecuária brasileira é diretamente afetada pelos altos e baixos do real.

A desvalorização do real, por exemplo, pode provocar diversos efeitos no setor. Se pensarmos nas commodities direcionadas para o vasto mercado internacional, a desvalorização do real é algo bom porque favorece a balança comercial brasileira.

Por outro lado, se esse cenário se mantém, os custos ligados à moeda estrangeira podem acabar encarecendo a produção e isso pode ser repassado para o preço da arroba bovina.

Controle de Natalidade/Abate

Para manter o equilíbrio, há uma relação de proporção entre reprodução, nascimento de bezerros e o abate desses animais. Uma vez desregulado, isso interfere diretamente na lei da oferta x procura e influencia na queda ou no aumento do valor da arroba bovina.

Condições Climáticas

A falta de chuva é um caso básico de como as condições climáticas interferem no valor da arroba bovina. A ausência de chuva provoca uma pastagem seca, o que atrasa o ganho de peso dos animais e, por conseguinte, o abate tardio do gado.

O resultado é um produtor com a criação acumulada e ausência do boi no mercado. A queda da oferta tende a fazer com que os preços da arroba subam.

O Cálculo dos Frigoríficos: Entenda o Processo

o cálculo feito pelos frigoríficos É chegada a hora de vender. O frigorífico trabalha apenas com o peso morto, a carcaça do gado. O produtor só vai saber quanto irá receber depois do abate, quando o peso em arrobas da carcaça será multiplicado pela cotação do dia.

Entenda como funciona:

  1. O criador chega com o caminhão carregado de animais e para na balança, a fim de fazer o conhecido "balanção" e definir o peso bruto.

  2. Depois que a boiada é descarregada, o veículo é pesado novamente e a diferença entre as duas medições apresenta o peso total dos animais como resultado.

  3. O gado segue para o abate e depois é encaminhado para a linha de produção, onde são retiradas as partes que não são contabilizadas na pesagem. Essa etapa é chamada de limpeza e dela  ficam as carcaças, formadas apenas por ossos e carne.

  4.  O pecuarista pode acompanhar o fim do processo de abate e a pesagem na balança. Só aí ele irá saber, na prática, quanto vai receber pelos animais que acabaram de morrer. Toda a pesagem costuma ser registrada em um computador.

Conte com a Fertili para se manter Informado!

Por que é importante saber de toda essa diferença entre tipos de pesos, sobre cálculos e valorizações básicas? Porque negociar com eficiência nas etapas “fora da porteira” é imprescindível para a rentabilidade da produção.

De que adianta um manejo impecável e não saber rentabilizar sua criação alcançando o maior potencial? De que adianta investimentos altos em sanidade e alimentação animal sem uma estratégia econômica? Não jogue dinheiro fora!

Ao completar seu cadastro na Fertili, você poderá acompanhar a cotação da arroba em tempo real e informações atualizadas sobre o mercado agropecuário. Venha com a Fertili construir uma pecuária moderna e encabeçada por pecuaristas 360º!