Aplicativos de Gestão Pecuária e Precisão de Dados

Aplicativos de Gestão Pecuária e Precisão de Dados
Publicado em: GESTÃO RURAL TECNOLOGIA INTENSIFICAÇÃO

A pecuária moderna gera muita informação. Por isso, o pecuarista precisa de ferramentas para gerenciar os dados da fazenda. Diante disso, os aplicativos de gestão pecuária são a solução mais eficiente para fazendas de corte. Afinal, eles são feitos para agilizar o processo de coleta de dados e criação de relatórios.

Portanto, se você ainda usa papeis e planilhas para gerenciar os dados do rebanho, esse artigo mostrará formas de gerenciar melhor sua fazenda. Pois, soluções mais eficazes no mercado já estão disponíveis e você precisa conhecê-las.

Aplicativos de Gestão Pecuária Para Eliminar Erros?

Gestão Digital do Rebanho

Em uma fazenda de corte, um pecuarista precisa de muitas análises diárias, mensais e anuais. Pois, é necessário entender se o nível da fazenda está satisfatório e como agir para melhorar o desempenho do gado, do pasto ou da equipe.

Por isso, para se destacar na pecuária de corte é importante que o produtor esteja no controle dos seus dados de manejo. Contudo, sabemos que isso não é fácil. É comum que algumas fazendas tenham dificuldade para:

  • controlar o estoque;
  • pesar os animais;
  • medir taxas de natalidade e mortalidade de bezerros;
  • apurar a taxa de desfrute.

Essa dificuldade está relacionada a dois fatores. O primeiro, é o fator cultural. Veja: muitas propriedades do Brasil não têm uma cultura de pecuária de precisão. Isso é algo que já vem dos nossos pais e avós pecuaristas, que no passado, tinham outro modelo de produção.

O segundo fator é o de infraestrutura. Na maioria das vezes, quando o produtor inicia na pecuária, já pega uma fazenda montada. A partir daí, alterar a estrutura da propriedade se torna um gasto que não enche os olhos do produtor. Quer ver um exemplo disso? No Brasil, é comum fazendas de recria e engorda que não possuem balança eletrônica.

Nesse cenário, não é raro encontrar pecuaristas que não sabem quanto produziu ou têm dados incertos. Porém, esse é um erro inadmissível em uma fazenda que quer crescer.

Seja um Gestor com Aplicativos de Gestão

Para evitar erros nos dados da fazenda não basta apenas aplicativos de gestão da pecuária. Além disso, é importante que o pecuarista seja um verdadeiro gestor. Por exemplo, pense em uma empresa qualquer. Se o objetivo dela é lucrar, nada mais importante que ter dados sobre as finanças.

Nesse cenário, se o objetivo de uma fazenda de cria é produzir bezerros, é importante analisar as taxas de prenhez e natalidade. Do mesmo modo, é fundamental diminuir taxas de mortalidade.

Tudo isso pode ser acompanhado com uma ferramenta de precisão de dados. Como por exemplo, o Fertili 360, que foi desenvolvido pela Fertili. Clique aqui para conhecer essa ferramenta de precisão de dados da pecuária.

Os dados mais importantes da fazenda

Já falamos de alguns exemplos de dados importantes para a fazenda. Porém, agora vamos pensar sobre quais os dados mais importantes a depender de cada tipo de produção.

Dados de Gestão da Fazenda de Cria

A fazenda de cria tem uma dinâmica bastante complexa. Nelas, os produtores precisam:

  • cuidar da saúde e nutrição das vacas;
  • montar estação de monta eficiente;
  • pensar nas estruturas para garantir partos bem sucedidos;
  • criar estratégia de desmame dos bezerros;
  • pensar em como vender os bezerros por preços justos.

Para saber se tudo isso está sendo feito de forma correta, um aplicativo de gestão é fundamental. Por exemplo, no Fertili 360, por exemplo, o produtor consegue monitorar todo o protocolo IATF das vacas. Assim, depois de um ciclo utilizando o Fertili 360, é possível ver todas as taxas mais importantes em relatórios. Esses relatórios, por sua vez, são gerados de forma automática. Tudo dependerá de como você alimenta o sistema com as informações.

Dados de Gestão da Fazenda de Recria

Por outro lado, nas fazendas de recria, o pecuarista precisa focar na produção de arrobas. Nesse cenário, os dados referentes a peso e GMD do gado são os mais essenciais. Portanto, é necessário um controle mais calculado. Assim, é essencial que haja balança e uma boa dinâmica de pesagem.

Nesse cenário, o mais indicado é o uso de brincos eletrônicos de identificação animai e um leitor. Falando nisso, todos esses equipamentos podem se integrar ao Fertili 360.

Tecnologia na Gestão da Fazenda

Gerenciamento de Fazenda

Em resumo, é básico dizer que já não vivemos sem tecnologia. Entretanto, algumas ferramentas demoram de entrar no nosso dia a dia. Na maioria das vezes, por causa de falta de conhecimento ou preconceitos. Portanto, com uma reflexão rápida, você entenderá a vantagem de inserir ferramentas digitais na gestão da fazenda.

Primeiramente, imagine todos os seus compromissos agendados. Depois, pense em como será fácil fazer o controle do calendário de manejo no celular. Em seguida, pense na formulação de relatórios e rotinas dos peões. Afinal, tudo isso seria agendado virtualmente. Por fim, e não menos importante, pense em como seria o controle financeiro, sem um computador e calculadora. Impossível, não é mesmo?

Aplicativos de Gestão na Internet!

Contudo, é importante dizer que aplicativos de gestão precisam de internet. A internet assegura que os dados da fazenda sejam armazenados de forma mais segura. Afinal, deixa os dados apenas no aparelho físico, não é seguro nem prático. Pois, pode resultar em danos e dificulta o acesso.

Acesso Mais Simples

Em suma, pode-se dizer que para ter acesso aos dados da fazenda em vários lugares, é preciso armazená-los on-line. Afinal, isso possibilita ter dados importantes ao seu alcance em qualquer lugar e a qualquer momento.

Ganho De Produtividade

De modo geral, a boa gestão torna possível automatizar processos. Com o Fertili 360 é possível realizar fechamento de estoque em minutos. Pois, o app se integra a balança, brinco e bastão de leitura. Dessa forma, com apenas 10 segundos é possível pesar o boi e registrar seu peso no aplicativo.

A Segurança dos Aplicativos de Gestão

Ademais, os aplicativos de gestão para pecuária eliminam papéis e diminuem as falhas humanas. Com isso, a possibilidade de perda diminui bastante.